Síndrome do Pânico

Ciclo do Pânico

Ciclo do Pânico

Um ataque de pânico acontece quando uma pessoa sente, de repente, fortes sensações em seu corpo acompanhadas de pensamentos catastróficos de que está perdendo o controle ou de que está morrendo.

Tem como característica essencial um período distinto de intenso medo ou desconforto O ataque tem um início súbito e aumenta rapidamente, atingindo um pico, em geral, em dez minutos ou menos, sendo, com frequência, acompanhado por um sentimento de perigo ou catástrofe iminente e um desejo de fugir daquela situação.

Sentimentos e sensações experimentados durante um Ataque de Pânico

· tremores;
· sensações de falta de ar;
· sensações de asfixia;
· dor ou desconforto no peito;
· náusea ou mal estar abdominal;
· sentir-se tonto, desequilibrado, desmaiando;
· desrealização (sentimentos de irrealidade)
· despersonalização (sentir-se destacado de si mesmo);
· parestesias (sensações de dormência ou formigamento);
· calafrios ou ondas de frio e calor

Pensamentos assustadores durante um Ataque de Pânico

* Desmaiar
* Perder o controle
* Confundir-se
* Ter um ataque cardíaco
* Morrer
* Ficar preso em algum lugar
* Causar uma cena embaraçosa
* Enlouquecer
* Não conseguir respirar, sufocar
* Não conseguir chegar em casa ou a qualquer outro “lugar seguro”

Tratamento da Síndrome do Pânico 

A Terapia Cognitivo Comportamental tem destaque no tratamento do pânico. O foco é modificar os pensamentos disfuncionais e esquemas desadaptativos através dos esquemas e pensamentos automáticos do paciente.

O modo da gente pensar afeta, isto é, determina o que se sente. Qualquer situação com que nos deparamos, automaticamente nos faz pensar coisas boas ou ruins sobre ela. Numa situação, se eu penso que estou em perigo, sinto medo; se penso que vai acontecer uma coisa ótima, fico alegre. Assim, qualquer sentimento é sempre causado por algum pensamento. Mas as duas avaliações contidas nestes pensamentos podem estar erradas: de repente, eu descubro que não estou em perigo e o medo passa; e o que eu pensei que iria acontecer de bom era um engano, e não fico mais alegre. É assim que muitas vezes as coisas se passam na nossa cabeça e na nossa vida. É preciso estar atento aos pensamentos e às palavras que expressamos para começar a abrir mão daqueles que criam as experiências que não desejamos para as nossas vidas. O que pensamos acabamos produzindo. Mesmo que meus pensamentos continuem a dizer que eu não consigo , posso começar a me comportar como se eu fosse capaz de fazer e gradativamente me reeducar a pensar de modo diferente.

As técnicas-chave cognitivo-comportamentais do tratamento do pânico são: a psicoeducação conhecendo o transtorno do pânico ,o paciente sente-se mais tranquilo e seguro para enfrentá-lo, o treinamento da respiração, o relaxamento, o automonitoramento e a reestruturação coginitiva. Psicoterapia mais atendimento medicamentoso são as combinações usuais de tratamento.  .

Faça Terapia On Line com a Psicóloga Maria Cecília Ramos Hyppólito | Psitto   .

Últimos Arquivos Postados