ORIENTAÇÃO PSICOLÓGICA ON-LINE

A orientação psicológica on-line é reconhecida pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) de acordo com a Resolução 11/2012.

O sigilo profissional é fundamental e segue as normas do Código de Ética profissional do psicólogo O cliente terá atenção exclusiva do psicólogo nos atendimentos mediados por computador, e estes deverão ter, igualmente, atenção integral por parte do cliente, evitando-se que outras páginas estejam abertas e evitando-se assim eventuais distrações.

A orientação psicológica on-line é um procedimento diferente da consulta psicológica presencial. O cliente é atendido por um psicólogo credenciado pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), profissional capacitado para esta modalidade, e atende a um público que não deseja ou não possui disponibilidade de locomoção para atendimento presencial. O atendimento on-line facilitou, para citar algumas situações, o acesso da orientação psicológica para pessoas que moram em lugares distantes, sem acesso a psicólogo em sua região, para pessoas que moram fora do Brasil e gostariam de ser atendidos por psicólogos brasileiros, para pessoas com determinadas dificuldades de locomoção ou inibições. Também facilita para quem quer especificamente atendimento na linha cognitivo-comportamental e não tem acesso.

A orientação psicológica on-line não é uma psicoterapia. O trabalho do psicólogo mediado por computador é uma atividade recente, assim como é recente a presença tão maciça da internet na sociedade, questão de poucas décadas. Análises sobre eficácia e pesquisas profundas  ocorrerão com o tempo de prática desta modalidade por diversos psicólogos.

Na psicoterapia presencial, o vínculo entre cliente e terapeuta permite que as questões sejam tratadas mais profundamente, sendo a troca pessoal mais rica.

Na orientação psicológica online, o comprometimento do cliente aumenta as chances do processo ser bem sucedido, sendo uma alternativa útil para queixas e situações específicas, tais como: orientação psicológica e afetivo-sexual, orientação profissional, de aprendizagem e de psicologia escolar e ergonômica, consultorias a empresas, reabilitação cognitiva, ideomotora e comunicativa, processos prévios de seleção de pessoal, utilização de testes psicológicos informatizados (com avaliação favorável de acordo com Resolução CFP N° 002/03) e de softwares informativos e educativos com resposta automatizada, e outros, desde que pontuais ou informativos que não firam o Código de Ética Profissional do Psicólogo e a Resolução 11/2012 .

Situações específicas em que o psicólogo pode auxiliar e que são de comprovada eficácia nas sessões presenciais da terapia cognitivo-comportamental: depressão, ansiedade, síndrome do pânico, fobias, estresse, crises de relacionamentos, conjugais e familiares e crises profissionais.

As sessões são limitadas a 20 já que o atendimento on-line é breve e focado na questão específica do cliente. As seguintes ações estão dentro das permissões de atendimento mediado por computador:

I. As Orientações Psicológicas de diferentes tipos, entendendo-se por orientação o atendimento realizado em até 20 encontros ou contatos virtuais, síncronos ou assíncronos;
II. Os processos prévios de Seleção de Pessoal;
III. A Aplicação de Testes devidamente regulamentados por resolução pertinente;
IV. A Supervisão do trabalho de psicólogos, realizada de forma eventual ou complementar ao processo de sua formação profissional presencial;
V. O Atendimento Eventual de clientes em trânsito e/ou de clientes que momentaneamente se encontrem impossibilitados de comparecer ao atendimento presencial.


CUIDADOS NO ATENDIMENTO ON-LINE

Cuidados que você deve tomar para se proteger da vulnerabilidade dos meios eletrônicos (serviços mediados por computador não são tecnicamente sigilosos e seguros) e garantir que as informações não caiam nas mãos de terceiros:

Evite utilizar computadores públicos, de trabalho, em lan-houses ou cybers.  Preferencialmente use o seu.

Em casa, caso compartilhe o computador, não deixe seu e-mail, MSN ou Skype abertos. Desative as opções “salvar senhas” e histórico dos programas e evite que eles abram automaticamente.

Não compartilhe senhas pessoais.
Utilize um bom anti-vírus e programas de proteção como o Firewall

* Somente psicólogos autorizados pelo cadastro do Conselho Federal de Psicologia podem realizar esse serviço. Caso perceba um profissional em situação irregular, denuncie: Conselho Regional de Psicologia SP


PROCEDIMENTO PARA O ATENDIMENTO MEDIADO POR COMPUTADOR:

 O atendimento mediado por computador se realiza através de , Skype ou troca de e-mails, utilizando as ferramentas de vídeo, voz e texto.  A duração de cada atendimento é em torno de  uma hora. O  pagamento é feito mediante depósito e pode ser efetuado de 1 a 4 consultas.

O valor do atendimento é a combinar. Não deixe buscar auxílio terapêutico em função do valor. Você pode enviar um email e agendamos uma entrevista sem compromisso ou ônus.

Para maiores informaçoes, contate por email: mceciliarh@hotmail.com
ou pelos tels. 011 55791358 011 985953470(tim) 011 23843024 .


Público atendido

Maiores de 18 anos. Em caso de atendimentos para menores de 18 anos, é necessária autorização dos pais e/ou responsável.

Caso tenha interesse, envie um e-mail com seus dados: nome completo, data de nascimento, sexo, profissão, escolaridade, Estado, e-mail, telefone (veja formulário abaixo) e descreva o mais detalhadamente possível o motivo de seu contato e o recurso que deseja utilizar para ser atendido, (msn, skype ou e-mail) e em resposta serão enviados os horários disponíveis para agendar sua consulta e os dados bancários para realização do pagamento.


Formulário de interesse para atendimento psicológico On-line.

    Envie um e-mail com esses dados para: mceciliarh@hotmail.com

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    Estado
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    Telefone

    Ferramenta para as sessões on-line. Seu endereço *
    Horários em que deseja atendimento
    Explane sua queixa, dificuldades e expectativas o mais detalhadamente possível.


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