Entendendo a Ansiedade

Entendendo a Ansiedade

A ansiedade é normal e adaptativa. Todo mundo experimenta ela de vez em quando. A ansiedade é o nosso sistema de alarme interno. Ele nos alerta para ameaças potenciais, nos protege do perigo e nos ajuda a alcançar objetivos importantes. Por exemplo, pode nos ajudar a atravessar uma rua movimentada ou sair de um prédio em chamas, ajudando-nos a ficar alertas e agir. Também pode nos ajudar a ter o melhor desempenho, motivando-nos a estudar para um exame ou a nos preparar para uma entrevista de emprego. Quando sentimos ansiedade, ela desencadeia nossa resposta de “luta-fuga-congelamento” e prepara nosso corpo para reagir. Por exemplo, nosso coração bate mais rápido para bombear sangue para nossos músculos, então temos energia para fugir ou lutar contra o perigo. Precisamos de alguma ansiedade. Sem ela, não sobreviveríamos.

A ansiedade não é perigosa. Embora ela pareça desconfortável, é temporária e acabará diminuindo. As sensações corporais que experimentamos quando estamos ansiosos são projetadas para nos manter seguros. Eles são normais e fazem parte do mecanismo de resposta de sobrevivência natural do nosso corpo que nos ajuda a “acelerar” quando confrontados com o perigo e a “acalmar-se” quando a ameaça passa.

A ansiedade não deve ser evitada. É importante resistir a se permitir evitar situações que o deixem ansioso. Embora você possa se sentir melhor a curto prazo quando fica em casa ou opta por sair, a longo prazo isso piora as coisas. Isso porque você nunca aprende que muitas situações que nos deixam ansiosos não são tão perigosas quanto pensamos e podemos lidar com elas. Lidar com a ansiedade é uma habilidade crítica para a vida e, embora não seja fácil para todos, é uma habilidade que pode ser aprendida!

A ansiedade pode tomar conta. Embora ela seja normal e adaptativa, para algumas pessoas ela pode tomar conta de suas vidas. Se você está constantemente se sentindo ansioso, preocupado ou no limite e evita atividades diárias, trabalho ou socialização porque está com muito medo, a ansiedade se tornou um problema. Pense na ansiedade como uma névoa: se ela cobre tudo, dificulta a visão, impede você de fazer o que costuma fazer e geralmente atrapalha, então se torna um problema. Em pequenas quantidades podemos manobrar através da neblina e chegar ao nosso destino, mas quando a neblina é tão espessa que estamos “aterrados” é hora de agir!

Faça Terapia On Line com a Psicóloga Maria Cecília Ramos Hyppólito | Psitto