TÉCNICA PARA AUMENTAR A AUTOESTIMA,
PROPOSTA PELA PSICOTERAPEUTA AMERICANA JENNICE VILHAUER.
A autoestima surge da auto-imagem positiva que temos de nós, é algo que de forma pro-ativa construímos. A autoestima não se constrói na passividade, nem quando pensamos que vem dos acontecimentos exteriores, a autoestima desenvolve-se no mundo real. O que se pretende é uma construção sólida, e isto só é possível a partir do nosso interior.(Bryan Tracy)
“Se você treinar o seu próprio preconceito a respeito de si mesmo, isso vira um processo automático,” diz Vilhauer. “Quando você pensa apenas sobre o que você não gosta em você, isto se torna mais ativo em seu cérebro e consequentemente mais acessível”.
Vilhaeur é diretora de um Programa Ambulatorial de Psicoterapia, em Atlanta, na Georgia. Ela aplicou aos pacientes uma “lição de casa” e afirma que depois de concluída, em um mês, a autoestima deles melhorou significativamente, já que o objetivo aqui é treinar o cérebro para focar os atributos positivos.
Pessoas com baixa autoestima podem receber muitos elogios em um dia, mas uma crítica basta para elas se concentrarem apenas nisso. Com este exercício as pessoas estão em sintonia com as coisas positivas sobre si mesmas e desse modo se sentem mais confiantes para aceitar elogios. Em última análise, se o exercício for levado a sério, a terapeuta garante que ele pode reconectar o cérebro com uma maior autoestima.
Eis o exercício:
-Deixe um bloco de papel ao lado da cama e todas as noites antes de ir dormir, anote três coisas que você gostou em você mesma naquele dia.
-Ao acordar, leia a lista antes de sair da cama.
-Continue adicionando 3 coisas novas a sua lista todas as noites para mantê-la crescente e no dia seguinte, ao acordar, leia toda a lista.
-Faça isso todos os dias durante 30 dias.
A ciência por trás do exercício é que ao longo do tempo, a pessoa passa a ficar procurando coisas boas sobre si mesma durante o dia para ter o que acrescentar à lista. E o que começa a acontecer é que o cérebro não tem como se agarrar a pensamentos negativos automaticamente